O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Nosso Maravilhoso projeto AVEJMJ!

AVE DE Ave Maria (Ave Maria) e JMJ DE Jornada Mundial da Juventude e de Jesus, Maria, José!

«Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!» (Lc 1,38) será o tema da JMJ do Panamá 2019.

 

Entre seus muitos projetos para ajudar os cristãos da Terra Santa, Dom PeterBürcher, membro da Congregação para as Igrejas Orientais, prometeu cumprir o desejo do Papa Francisco: encorajar os jovens a rezarem pela paz no mundo. Eles rezarão ao Senhor sob a intercessão de Maria, graças a simples oração do rosário. Este é o projeto AVEJMJ: AVE de Ave Maria (Ave Maria) e JMJ de Jornada Mundial da Juventude e de Jesus, Maria, José!

 

Para este fim, um rosário de madeira de oliveira feito na Terra Santa por famílias carentes, jovens desempregados, refugiados e famílias de detidos será oferecido a todos os jovens que participarão da próxima JMJ no Panamá, em janeiro de 2019, para que rezem pela paz no mundo. A Cáritas Jerusalém facilitou gentilmente esse acordo. A instituição poderá oferecer trabalho durante vários meses a centenas de famílias carentes de Belém e arredores.

 

Para cumprir os prazos e atingir o objetivo de 1,5 milhão de rosários, precisamos elevar a produção com no mínimo 200 mil rosários por mês. Cada um custa 1 franco suíço.

As doações podem ser feitas diretamente na conta da Associação Saint Jean-Marie Vianney Lausanne, Suíça:

 

Bank Postfinance SA                BIC: POFICHBEXXX

 

Da Suíça:                                  IBAN CHF: CH49 0900 0000 1721 5224 5

 

Da Europa:                               IBAN EUR: CH36 0900 0000 9153 3233 5

Outros:                                     IBAN USD: CH98 0900 0000 9172 0700 5

 

Indicar «AVEJMJ».

O ASJMVL www.sjmvlausanne.org e a Cáritas Jerusalem agradecem a cada um de vocês por contribuir, ainda que modestamente, com o financiamento deste magnífico projeto mundial, nestes tempos de evangelização!

Rosário? Vamos criar o mistério!

O Rosário é uma forma de oração repetitiva, contemplativa e muito simples, durante a qual meditamos no lugar de Maria o Mistério da Salvação, associando-nos a ela ao recitarmos cada "Ave-Maria". Também refere-se ao objeto utilizado para rezar, um conjunto de contas perfuradas, ligadas uma após a outra por meio de um fio e, na extremidade, uma cruz. Estritamente falando, o rosário é um "chapéu pequeno" ou um tipo de coroa. Era costume na Idade Média coroar as estátuas da Virgem Maria com rosas e cada uma destas simbolizava uma oração. Daí a palavra "rosário".

 

A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída em 7 de outubro de 1573, tornando universal a prática da oração do terço e, deste modo, outubro passou a ser o mês do rosário por excelência.

 

Enquanto em um terço reza-se 50 Ave-Marias, em um rosário são duzentas. As duzentas Ave-Marias foram divididas em quatro partes ou mistérios, cada um com cinco dezenas. No início de cada dezena, reza-se um Pai-Nosso e finaliza com a oração do Glória, em louvor à Santíssima Trindade.

 

Esta oração não é uma pura repetição mecânica de fórmulas. Entretanto é uma meditação, uma acolhida ao mistério de Deus que toca e reúne nossas vidas. O rosário é, portanto, uma meditação do Evangelho e uma abertura do fiel à vida do Senhor.

 
 

Association Saint Jean-Marie Vianney Lausanne

CH - 1018 Lausanne

Switzerland

www.sjmvlausanne.org